Quando a roupa está guardada durante muito tempo,por vezes acontece ganharem manchas de mofo e um cheiro pestilento, para isso temos várias opçoes:
Molhar a mancha com leite cru e deixar exposto ao sol até o leite secar, se mesmo assim a mancha prescistir, então substitua o leite por sumo de limão, principalmente se o tecido for branco. Depois lave com água e sabão e pendure num cabide ao sol.
Se as manchas de mofo aparecerem com uns pontinhos pretos, estas são mais dificies de tirar, mas experimente deixar a peça de molho em água bem quente com bastante sal, deixe a peça na água até esta ficar fria. Depois pendure a peça ao sol e esfregue as zonas com sumo de limão e sal, deixe ficar ao sol por várias horas. Depois é só lavar a peça normalmente.
Se as manchas forem avermelhadas, mergulhar o tecido em água com um punhado de fubá. Depois leve ao lume e deixe ferver algum tempo. Enxague e estenda ao sol para secar um pouco. Lave novamente e deixe secar.
Nos tecidos de cor é so mergulhar a parte afectada em leite a ferver, ate desaparecer a mancha, em seguida lavar com agua morna e vinagre branco.
As manchas de mofo são muito dificies de tirar, evite ter as peças muito tempo arrumadas, de vez em quando abra as gavetas, portas dos guarda-vestidos ou mesmos as arcas, para a roupa arejar e perder o cheiro a mofo, que é caracteristico quando estão muito tempo fechadas.